Como endurecer crochê e tricô

como endurecer crocheExistem vários tipos de trabalhos artesanais em crochê. E alguns deles necessitam ter um formato específico. Como estas lindas luminárias. Você provavelmente está pensando que é muito difícil conseguir modelar e endurecer peças de crochê, mas está muito enganado. Com algumas receitas caseiras feitas com materiais que todos temos em casa, você também criará lindos objetos para uso próprio ou para decoração da sua casa.
Não fiquem preocupados!! Por mais que as receitas contenham alguns alimentos, suas peças não vão atrair nenhum tipo de inseto indesejado rsrs...Quem for usar alguns objetos como moldes para ás peças, pode envolvê-las em papel filme ou plástico para que as peças desmoldem mais rápido e sem problemas.
Nenhuma das receitas irá alterar á cor dos crochês, nem deixar esbranquiçado e com aspecto esticado. Pegue caneta e papel e anote as receitinhas!!

Veja receitas caseiras para endurecer crochê e tricô

A primeira receita é de termolina caseira.
Você vai precisar de:
  • Cola branca
  • Álcool líquido (não pode ser em gel)
  • Água
As medidas são:
2c. de sopa de cola branca
1c. de sopa de água
1/2 c. de sopa de álcool

    Preparo: 
    Em um potinho coloque todos os ingredientes e misture até ficar uma mistura homogênea parecida com creme de leite. Aplique na peça de crochê ou tricô que você quer endurecer. Caso queira que as peças fique em determinado formato aplique a termolina e depois coloque sobre o molde com o formato desejado. Se quiser veja no video abaixo a explicação completa.

     
    Video feito por Ivys creations crochet


    Goma de amido de milho

    Outra receita também muito prática e rápida para endurecer tricôs e crochês é á goma de amido de milho.
    Ingredientes:
    • 2 copos de água
    • 2 c. de amido de milho
    Modo de preparo:
    Misture os ingredientes fora do fogo, até que o amido seja completamente dissolvido pela água. Leve ao fogo e mecha até começar a engrossar. Quando formar bolhas desligue o fogo e deixe esfriar. Quando á goma estiver morninha mergulhe seu crochê dentro da panela, e com á ajuda de uma colher ou espátula misture bem á goma na peça para que ela fique bem coberta com á goma. Tire o excesso da goma da peça. Não é nescessário torcer á peça, apenas tirar o excesso. Coloque á peça de crochê ou trico sobre o molde desejado e espere 24hrs para que á goma seque completamente. Desenforme. Pronto sua peça moldada e endurecida está pronta. Quem for fazer uma peça maior, que não caiba na panela, passe a goma na peça com a ajuda de um pincel, dando várias demãos para á goma aderir bem ao crochê. No video abaixo tem o passo a passo da receita, e a explicação de como foi feita uma fruteira a partir de uma toalhinha de crochê. Vale á pena ver o video!

    Video feito por Aprendendo crochê


    Endurecendo crochê com açucar

    Também é muito comum receitas para endurecer tricô e crochê feitas com açucar. 
    Receita 1

    Você vai precisar de:

    • 100 ml de água
    • 8c. de sopa de açucar
    Preparo:
    Misture em um recipiente á água e o açucar. Misture bem até que o açucar se dissolva completamente formando uma caldinha. Mergulhe o crochê até que ele absorva bem a calda. Coloque sobre o molde e espere secar bem. Para peças de crochê abertas e maiores, aplique a caldinha com pincel dando várias demãos para encharcar bem o trabalho. Á calda pode ser guardada por 2 dias. Não seque a peça ao sol porque pode caramelar e manchar á peça. Veja o video para ver mais detalhes.

                                                                           Video feito por tripiano

    Receita 2

    Ingredientes:
    • 4 c. de sopa de açucar
    • 4 c. de sopa de álcool
    • 4 c. de sopa de água
    Preparo:
    Misture os ingredientes e leve ao fogo até o açucar derreter bem. Aplique sobre as peças.

    Endurecer crochê e tricô com água de arroz

    Cozinhe o arroz em muita água (sem óleo e temperos). Quando o arroz estiver cozido e á água grossinha, penere a  água e á goma do arroz. Borrife ou aplique com pincel sobre as peças que deseja endurecer e deixe secar.

    Um comentário:

    Obrigada pela visita! Que tal nos deixar um comentário?

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    Receba as novidades por e-mail:

    Delivered by FeedBurner