Dicas para decoupage

Dicas para decoupage
Foto: Cristina Bottallo

- As imagens usadas em trabalhos em decoupage devem ter uma espessura o mais fina possível, para que a superfície da peça fique lisa, sem degraus. Uma dica para afinar o papel mais espesso é depois de passar uma demão de goma laca sobre toda a frente da imagem, dê uma demão de tinta látex ou cola branca no verso da imagem e deixe secar. Então, num dos cantos da imagem, levante uma pontinha do papel usando um estilete. Enrole essa pontinha bem firme em um lápis. Delicadamente role o lápis até a outra extremidade da imagem, removendo assim a camada excedente do papel. Estique novamente a imagem colocando-a sob um peso.

A colagem das imagens é uma das etapas mais delicadas da decoupage, pois tanto o excesso quanto a pouca aplicação de cola podem comprometer o resultado final do trabalho. Portanto, passe um rolinho de espuma, limpo e seco, sobre toda a superfície das imagens logo após a demão de cola, espalhando-a uniformente.


Caso você danifique alguma das imagens durante a colagem, você pode restaurar a área usando lápis de cor oleoso ou aquarelado, seguido deu uma camada de cola branca. Deixe secar e continue a aplicação do motivo.

- Mesmo que a superfície da madeira, mdf ou cerâmica que vai receber o decoupage esteja completamente limpa e lsem resíduos de verniz, selante ou outros materiais, aplique uma ou duas demãos de base para artesanato ou gesso acrílico antes de iniciar o trabalho, intercalando secagem. Isso garante maior aderência à colagem.

- Mesmo você tendo prática em fazer artesanatos em decoupage, é sempre legal você fazer um rascunho da peça a ser preparada para evitar erros e perda de materiais.

Para que as imagens a serem usadas, tenham uma resistência melhor, sempre passe uma demão de goma laca, ou secante. Mas sempre espere as imagens secarem bem antes de usá-las.

- Passe um pano macio ou um rolinho de espuma limpo e seco sobre as imagens assim que colá-las, para garantir melhor fixação do papel e eliminar bolhas de ar.

– Para que as imagens a serem aplicadas em lugares com curvas ou quinas, fiquem mais maleáveis e mais fáceis de serem aplicadas, passe uma camada de cola branca no VERSO das imagens e mergulhe-as em água fria por dois minutos. Deixe escorrer bem e aplique as imagens nas peças passando bem delicadamente um pano por cima para não formar bolhas.Continue o trabalho apenas quando o papel colado estiver completamente seco. 

Um comentário:

  1. Gracias! !!! Estupenda forma para hacer decoupage. Gracias! !! Bendiciones

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Que tal nos deixar um comentário?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Receba as novidades por e-mail:

Delivered by FeedBurner